O que é e para que serve o poliacetal?
Saiba mais sobre as características, vantagens e aplicações do poliacetal
O poli-oxi-metileno, conhecido como poliacetal (POM) ou acetal, é um dos melhores polímeros de engenharia que existem atualmente, sendo comumente utilizado para desenvolvimento de peças de altíssima resistência e durabilidade.
Apesar das qualidades e importância, esse tipo de material ainda gera muitas dúvidas nas pessoas. Tendo isso em mente, no artigo de hoje você confere o que é e para que serve o poliacetal. Confira!
O que é poliacetal?
O poliacetal é um plástico de engenharia rígido, cuja excepcional estabilidade dimensional o torna extremamente bem avaliado no mercado. Além disso, trata-se também de um material de baixa absorção de água, baixo coeficiente de atrito, elevada resistência à abrasão e agentes químicos e ótimas características mecânicas em geral.
Saiba ainda que o poli-oxi-metileno é um polímero cristalino obtido a partir da polimerização do formol aldeído e adição de grupos terminais acetato.
Por conta de todas essas características, o poliacetal é o termoplástico com maior índice de aplicação nos diversos setores industriais.
Conheça agora ainda mais sobre esse material.
Características do poliacetal
Entre as algumas das principais características do poliacetal (POM) podemos destacar, além das já citadas, a alta dureza e rigidez, a fácil pigmentação, a boa propriedade de deslize e desgaste, a excelente resiliência, a boa isolação elétrica, a baixa absorção de umidade e a ótima resistência química (combustíveis, solventes e bases fortes).
Apesar do poliacetal ser passível de degradação por raios ultra violeta, tenha em mente que é possível adicionar negro de fumo, de modo a coferir ao material mais resistência, suprindo, assim, as necessidades.
Por conta de todas essas características, o poliacetal se adapta perfeitamente às aplicações que no passado eram reservadas exclusivamente aos metais.
Aplicações mais comuns do poliacetal
Entre as aplicações mais comuns dos poliacetal, podemos destacar o seu uso em peças técnicas/Industriais, como engrenagens, mancais, buchas, arruelas, guias, roletes, roldanas, parafusos, raspadores, palhetas, cremalheiras, vedações, cones, corpo de válvulas, bobinas, entre outros itens.
Devido à combinação de suas propriedades, o Poliacetal ganhou bastante espaço no mercado, fazendo com que sua aplicação alcance as mais diversas áreas da indústria.
Como resultado, temos um material versátil e facilmente aplicado nas mais diversas áreas, atendendo, assim, às necessidades e demandas dos clientes com elevada eficiência.
Poliacetal: um material confiável
Em suma, podemos dizer que o poliacetal é um termoplástico cristalino, usado em peças de precisão que requerem uma elevada rigidez, baixo atrito e excelente estabilidade dimensional. Trata-se de um material que tem como características principais a rigidez, a excelente resistência à abrasão e o excelente acabamento pós usinagem.
Ou seja, estamos falando de um material confiável e que corresponde tranquilamente às expectativas.
Gostou do artigo sobre o que é e para que serve o poliacetal? Então, acompanhe o blog da Plascamil para continuar acessando conteúdos como este. Nos vemos em breve, até a próxima!