Quais as aplicações do polipropileno? Conheça mais sobre esse material
Conheça mais sobre as aplicações do polipropileno; saiba exatamente o que é esse tipo de material
O polipropileno (PP) é um dos materiais mais utilizados nas indústrias do plástico, sendo extremamente importante para os responsáveis pela produção de itens à base dessa resina termoplástica.
Tendo em mente a importância desse material, no artigo de hoje falaremos mais sobre quais as aplicações do polipropileno. Antes, porém, que tal conhecermos mais sobre o PP e suas características?
O que é polipropileno?
O polipropileno (PP), conhecido também como polipropeno, é um polímero, derivado do propeno ou propileno (plástico) reciclável.
Trata-se, portanto, de um tipo de plástico que pode ser moldado quando submetido a temperaturas elevadas, sendo, assim, classificado como um termoplástico.
Como característica, o polipropileno é um commodity e apresenta baixo custo de processamento em relação aos demais plásticos, o que é uma grande vantagem para quem busca um material de excelente custo-benefício.
Além disso, tenha em mente que o Polipropileno (PP) é uma resina de baixa densidade que oferece um bom equilíbrio de propriedades térmicas, químicas e elétricas, acompanhadas de resistência moderada.
Entre suas vantagens, podemos destacar o fato de possuir elevada resistência química, fácil moldagem, fácil coloração e alta resistência à fratura por flexão e impactos, viabilizando, dessa forma, sua larga utilização na indústria pelo seu perfil de reciclável e sustentável.
Polipropileno e a reciclagem
O polipropileno tem como característica e vantagem o fato de poder ser reciclado com certa facilidade.
O processo de reciclagem padrão do PP consiste nas seguintes etapas: separação do material conforme o uso; moagem para deixar o plástico mais fácil de derreter com uniformidade; material pronto para receber corantes de vários tipos e polipropileno é injetado em moldes que vão dar um novo formato a ele.
Todo plástico produzido a partir da polimerização do gás propileno ou propeno (como é o caso do PP) tem um selo ou marca de identificação em seus produtos, que pode ser reconhecida facilmente pelo símbolo triangular – que diz respeito aos produtos recicláveis-, com o número cinco dentro e com “PP” escrito.
O polipropileno e sua importância
O PP é um dos plásticos mais importantes do mundo, uma vez que é o terceiro plástico mais comercializado no planeta.
Trata-se de um termoplástico atóxico polimerizado a partir do gás propileno ou propeno, sendo, ao lado do polietileno, uma das principais poliolefinas existentes no mercado.
Comumente, o PP substitui o polietileno (PE) em aplicações nas quais a resistência mecânica no produto é primordial.
Esse tipo de material pode ser encontrado nas cores branca, preta e cinza.
Afinal, quais as aplicações do polipropileno?
Como dito, o PP é um dos materiais mais usados no planeta, e isso se deve principalmente ao fato de que possui inúmeras aplicações.
Confira, então, algumas das aplicações mais comuns do polipropileno:
- Embalagens flexíveis;
- Copos plásticos;
- Eletrodomésticos;
- Tampas de refrigerantes;
- Seringas de injeção;
- Sacos para grãos e fertilizantes;
- Cadeiras plásticas;
- Brinquedos;
- Autopeças;
- Tupperware.
Como pode ser processado o polipropileno?
A versatilidade do polipropileno também está presente nas diferentes maneiras que esse material pode ser processado, como por meio da injeção, extrusão de filmes, extrusão de filamentos, termoformagem e sopro.
Polipropileno: um material importante para inúmeras aplicações
Agora que conhece mais sobre quais as aplicações do polipropileno e suas características, fica fácil entender porque estamos falando de um material tão importante e popular em todo o mundo.
Gostou do artigo? Acompanhe, portanto, o blog da Plascamil para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!
[…] Quais as aplicações do polipropileno? Conheça mais sobre esse material […]