Logística reversa: sustentabilidade e eficiência empresarial
Saiba mais sobre o que é logística reversa e entenda seu papel na sustentabilidade e eficiência empresarial
A logística reversa consiste no desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações e procedimentos voltados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos.
O conceito de logística reversa ganhou força a partir da publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a Lei nº 12.305, em agosto de 2010.
Entre as definições, ficou estabelecido um acordo setorial, incluindo fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, quanto à implantação de uma responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.
Dessa forma, órgãos públicos e empresas privadas devem promover ações de redução no volume de resíduos sólidos e rejeitos, diminuindo também os impactos à saúde humana e ao meio ambiente. É aí que aparece a logística reversa.
Como funciona a logística reversa na prática?
Aplicar a logística reversa, na prática, engloba responsabilidades compartilhadas entre os cidadãos, o setor privado e os órgãos públicos.
No caso dos cidadãos, o papel enquanto consumidor é entregar os resíduos que utilizou nas condições solicitadas e nos lugares definidos pelo sistema de logística reversa.
Já para o setor privado, a responsabilidade é realizar uma gestão ambientalmente correta dos resíduos sólidos. Isso é possível mediante ações de:
- Reincorporação na cadeia de produção (reciclagem ou reuso);
- Inovações que proporcionem benefícios socioambientais (produtos mais sustentáveis ou descarte consciente);
- Uso racional de materiais (prevenção de desperdícios e poluição).
Por fim, para o poder público, a tarefa é fiscalizar todo o processo e definir suas obrigações legais. Além disso, cabe ressaltar que ele compartilha a função de educar e conscientizar os cidadãos, ao lado dos demais responsáveis pela logística reversa.
Tipos de logística reversa
Há dois tipos de logística, a logística reversa pós-venda e a logística reversa pós-consumo.
Para compreender qual adotar na sua empresa e como implementá-las, entenda como cada uma delas funciona:
Logística reversa pós-venda
Na logística reversa pós-venda, o produto em questão retorna à cadeia de distribuição antes mesmo de ter sido utilizado pelo consumidor ou em casos de pouco uso, seja, por exemplo, pela identificação de algum tipo de defeito ou por algum erro no processamento do pedido.
Logística reversa pós-consumo
Na logística reversa pós-consumo, o produto em questão foi adquirido, utilizado e descartado pelo consumidor, seja pelo fim de sua vida útil ou pelo fato de que sua validade chegou ao fim, sendo, assim, considerado impróprio para o consumo primário.
Logística reversa de plástico
Na indústria do plástico, a logística reversa é aplicada como ferramenta para tratar produtos de pós-consumo, com destinação para as indústrias que os reutilizarão como matéria-prima.
Ou seja, reciclam-se plásticos, transformando-os, portanto, em diferentes resinas, de modo a utilizá-las como matéria-prima para a fabricação de outros produtos.
Estudos comprovam a possibilidade de utilizar as resinas recicláveis para diversas aplicações, desde a fabricação de eletrodomésticos até a criação de calçados.
Vale dizer que estamos falando de uma alternativa mais barata, mais consciente do ponto de vista ambiental e, em muitos casos, mais vantajosa que investir em resinas virgens.
Por fim, tenha em mente que a operação da logística reversa, no cenário do setor de plástico, se baseia em: cliente, centro de distribuição e fabricante.
Plascamil: referência como fornecedora de resinas plásticas recicladas
A Plascamil se destaca no mercado como uma empresa focada em logística reversa de plástico, fornecendo resinas termoplásticas recicladas de alta qualidade, de maneira a ofertar commodities para indústrias dos mais diversos segmentos.
A Plascamil é uma recuperadora de plásticos fundada em 1984 na cidade de São Paulo, sendo uma empresa especializada na recuperação de resinas plásticas de Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS), Polipropileno (PP), Poliestireno Alto Impacto (PSAI), Poliacetal (POM) e Poliamida (PA).
Gostou de conhecer mais sobre a logística reversa e seu papel na sustentabilidade e na eficiência industrial? Então, acompanhe o blog da Plascamil para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!